Hoje inicio uma série chamada “CONHEÇA SEU BAIRRO“ onde mostrarei, a partir de fotos, textos, depoimentos e o que der na telha, um pouco sobre cada bairro de Salvador, pelo menos onde eu puder chegar e coletar dados rsrs.
Hoje vou falar um pouco sobre o LARGO DA MADRAGOA na RIBEIRA.
Então cabeça, O Largo da Madragoa era um área de manguezal, pois é acreditem. Num dado momento da historia essa área foi aterrada, pois um circo chegaria à cidade e se instalaria nesse
aterro.
Em 27 de dezembro 1903 o Largo foi inaugurado à vera.
O nome “Madragoa“ foi dado em homenagem à um crustáceo que vivia em abundância nessa região e foi batizado pelos índios como “madragol“. É maluco, os índios são lokoooos!!! Mandaram bem no nome. Veio, de 1920 a 1965 existiu nesse largo um cinema chamado CINE ITAPAGIPE, vinha gente de todo canto para namorar e curtir um cineminha aqui na Ribeira. Antigamente o Largo da Madragoa era protegido por um gradil, pegada Praça do Campo Grande, sacou? Ai os caras ficavam na espinha mole esperando as mina passar, mas só até às 22:00, depois fechavam o largo para conservar a parada.
DIAS ATUAIS.
Infelizmente as noticias não são das melhores. O largo da Madragoa hoje conta com um sem numero de frequentadores cujo comportamento não é dos mais saudáveis em relação à ilícitos, se é que me entende. O largo ainda se encontra de pé depois da reforma sofrida pela prefeitura a alguns anos atras, porém já não se encontra na configuração original: brinquedos dos parques foram roubados, alguns itens da estrutura do local como bancos e etc sofreram danos... ééééé veio ficar falando não vai adiantar, tem mesmo é que cuidar da bagaça, pois pertence a todos!
Fonte: (Península de Itapagipe - Alcimar Costa Silva - Historia, tradição e cultura popular 2003.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário