sexta-feira, julho 10

Artistas da Bahia - DONNA LIU.




Essa mulher é música pura. Essencialmente voz, arte e groove. Ainda muito novo tive o prazer de conhecer essa artista e ser influenciado pelo balanço. Sorte minha! Apresento a vocês minha amiga Donna Liu. 



De onde veio?

Nascida e criada em Salvador, ingressei na música aos treze anos, com repertório gospel, cantando em igrejas evangélicas de Salvador. Aos 19 comecei a cantar em bares da capital, o que perdurou aproximadamente 5 anos. Aprimorei meus estudos sobre o canto no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, tendo como mestres o Maestro Sergio Souto e Manuela Rodrigues agregando, em seguida, com a graduação em fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia.
Meus repertórios sempre sofreram forte influência da Black Music e seus entornos. Há 9 anos tive contato com o RAP – através do grupo Ordem 387 - que posteriormente se tornaria a minha maior escola. Artistas como Afro Jhow, Da Ganja e Mr. Dko, no cenário local, tem minha voz colaborando com seus trabalhos e em parcerias de composições. Olorum me agraciou para que eu expandisse essas parcerias para São Paulo, lançando um single com o rapper Galle e Angola com o rapper La Wilson, com quem já tive o prazer de lançar duas músicas. A ultima lançada recentemente em seu EP “Precipitação não é rapidez”. 


E a musica?

Recentemente lancei meu EP, online, pela Carcamano beats – um selo independente proveniente da Carcamano filmes que gravou meu primeiro vídeo clipe do single “Meu Alvo”. O EP se chama “Como não”. Contém cinco musicas e foi dirigido pelo guitarrista Spike, que entendeu muito bem a proposta de fazer uma fusão da soul music com a percussão baiana. A banda, por sua vez, - composta por grandes músicos: Spike (guitarra), Jansen Santana (baixo), Israel Jabar (teclado) Jair Rocha (bateria) e Ricardo Costa (percussão) - compreendeu bem as intenções de Spike e executou divinamente o que pedimos. A captação e mixagem ficou na responsabilidade de Braulio Passos e a masterização foi feita em Santiago no Chile por Francisco Holzmann no Clio Estúdios. 


Para onde vai?

Estamos planejando atualmente o lançamento do EP físico, que ainda não aconteceu e a Carcamano pretende gravar meu novo clipe em breve. Singles e parcerias com outros artistas estão para serem lançados... essas parcerias surgem a partir de contatos nas redes sociais. São trabalhos feitos com muito carinho! Estimo que as pessoas curtam!


Fale sobre a musica baiana.

Posso falar com propriedade sobre os artistas independentes. Acredito que esse cenário tem se ampliado nos tempos atuais. Entretanto, precisamos nos organizar para que “a coisa aconteça” de maneira sistematizada e que seja bacana pra todos. Há uma diversidade cultural extensa aqui. Vamos mostra-la na prática? 


Influências

Minhas composições são fortemente influenciadas pelo jazz, blues, soul, RAP, R&B e pelo samba. Meus artistas favoritos, que me fazem pensar duas vezes antes de escrever algo, são: Baden Powell, Chico Buarque, Jorge Benjor e Tim Maia, entre tantos outros.
As vozes que mais me emocionam e estimulam a me aperfeiçoar tecnicamente são as de Elis Regina, Etta James, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, James Brown, Alcione, Cassiano e outros tantos.

Adorei o blog e obrigada pela oportunidade de falar sobre o trampo, Pablito.

EP “Como Não” (disponível para download)

Você pode conferir a nega em ação no clipe  MEU ALVO, olha ai: 











Nenhum comentário: